(21) 98844-0564 | (21) 99814-0167 cooperativadatacoop@gmail.com

Sobre o Argonauta

Home Sobre o Argonauta

FAQs

Biblioteca Argonauta® é marca registrada de família de softwares, desenhados e desenvolvidos por profissionais da informação, que permitem efetuar a Gestão completa de Bibliotecas, Museus, Arquivos, Centros de Documentação e Centros de Informação. É composta das Linhas Biblioteca, Museu, Arquivo e Webnauta.

O nome Argonauta homenageia os pioneiros contemporâneos da navegação nas infovias, os profissionais da informação.
Argonautas, na mitologia grega, foram os 50 famosos heróis, tripulantes da nau Argo. Feita com a ajuda de Atena, deusa da sabedoria, a veloz embarcação os levou a conquistas em locais distantes. Muito corajosos, eles arriscaram a própria vida para conquistar o lendário “tosão de ouro”, que traria sabedoria e prosperidade a quem o possuísse . Deve-se a um Argonauta, Tífis, a invenção das velas, que ditou novas leis aos ventos e à navegação. Foram Argonautas, entre outros, Hércules, Ulisses, Teseu, Castor, Pólux, Orfeu.

Para acionar o software, quando ainda era da fase cliente/servidor, foi utilizado um ícone que reproduzia o cefalopode Argonauta Argo, assim denominado por navegar, em calmaria, usando seus tentáculos como remos e vela, recolhendo-os em caso de perigo.

O logotipo da Família Biblioteca Argonauta foi inspirada na nau Argo, com as letras B e A estilizando uma vela.

Imagem: representação de uma nau da Antiguidade. Fonte: http://www.argonautas.org.br/simbologia.htm

Na música popular brasileira, Caetano Veloso homenageou os Argonautas com a música de mesmo nome, cuja letra diz:

O barco, meu coração não agüenta / Tanta tormenta, alegria / Meu coração não contenta /
O dia, o marco, meu coração / O porto, não
Refrão: Navegar é preciso / Viver não é preciso / Navegar é preciso / Viver não é preciso
O barco, noite no teu tão bonito / Sorriso solto, perdido / Horizonte madrugada /
O riso, o arco da madrugada / O porto, nada
Refrão
O barco / O automóvel brilhante / O trilho solto, o barulho / Do meu dente em tua veia /
O sangue, o charco, barulho lento / O porto, silêncio
Refrão

Os softwares da Família Biblioteca Argonauta®, inicialmente desenvolvidos em ambiente Delphi, são, atualmente, web total, desenvolvidos em PHP, utilizando-se de banco de dados MySQL ou outros, para sistemas operacionais Windows e Linux, hospedado em host externo, permitindo acesso ilimitado, mediante senha e autorização, com utilização de qualquer navegador, por smartphones, tablets, microcomputadores.

A Família Argonauta está disponível para Windows e Linux.

A excessiva carga tributária tem onerado a folha de pagamento das empresas com encargos trabalhistas na ordem de 100 a 120%. A execução de Projetos, por intermédio da Data Coop, representa a forma mais efetiva de redução de custos com encargos, tendo em vista a condição de associado dos profissionais técnicos envolvidos, que negociam seus próprios valores. Por ser sócio da Cooperativa, não possui vínculo empregatício com a Data Coop ou com os tomadores de serviço, de acordo com a Lei 8494/94 de 09/12/1994, que acrescentou o seguinte parágrafo único no art. 442 da CLT: “qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício entre ela e seus associados, e nem entre estes e os tomadores dos serviços daqueles.”. A Empresa só paga pelos serviços efetivamente prestados. Diretamente interessado no sucesso do Projeto, o cooperado tem incentivo para prestar serviços com qualidade e produtividade e está consciente de que sua performance é o único aval para a permanência na equipe. A empresa lucra também com a participação da Data Coop na Administração do Projeto e do Coordenador local. A Data Coop arca com o pagamento de todos os benefícios acordados (vale transporte, vale refeição), impostos e taxas definidos pelo governo para prestação de serviços. A taxa de administração da Data Coop, em função de sua missão, é das mais baixas do mercado.

Qualquer equipamento que suporte rodar em navegadores

O Argonauta foi especialmente desenhado para proporcionar a construção de Biblioteca do Conhecimento, permitindo a inserção de informações em qualquer suporte (texto, digital, audiovisual, tridimensional), de forma interativa e amigável, respeitando, entretanto, as normas internacionais da Documentação. Os clientes Argonauta podem tratar dados, informações, acervos de livros, periódicos, artigos de periódicos, capítulos de livros, videogravações, partituras, registros sonoros, filmes cinematográficos, fotografias históricas e contemporâneas, folhetos de cordel, legislação, jurisprudência, pareceres, estudos de casos, mapas, plantas, documentações técnicas, documentos administrativos, documentos pessoais, pesquisas, teses, objetos de museus, memória técnica, contratos, entre outros.

Sim, o Argonauta traduz, de forma interativa e amigável, as entradas de dados do cliente para parágrafos Marc21, possibilitando o intercâmbio de dados a nível internacional.

Os formatos de exibição podem ser simples, ABNT (ficha de referência), ISBN (ficha catalográfica), Marc21 e outros padrões.

Sim, o Argonauta obedece às normas nacionais e internacionais da documentação, incluindo as do AACR2. O nível pode ser o simplificado, completo ou padrões do próprio cliente.

O Argonauta permite a integração de bases de dados textuais, audiovisuais, multimidia, podendo o usuário escolher pesquisar em uma determinada biblioteca ou todas, um determinado tipo de acervo ou todos.

Sim. O cliente pode optar por migrar seus dados de outro software para o Argonauta, mediante análise da base de dados do cliente e orçamento prévio.

Sim. O Argonauta apresenta dois Módulos: o do Administrador e o do Usuário. No Módulo do Administrador a equipe, controlada por senhas de autorização, tem acesso às tabelas do sistema para efetuar o cadastramento dos dados. No Módulo do Usuário somente são permitidas a consulta ao acervo, reserva de obras emprestadas, verificação do empréstimo, renovação do empréstimo, sugestões de aquisição, bem como o acesso aos objetos digitais disponibilizados para os mesmos.

A Data Coop é sediada no Rio de Janeiro, mas presta manutenção por contrato de suporte técnico e atualização de versões, que garante que o cliente possua sempre cópia que incorpora as mais recentes tecnologias. O suporte é prestado à distância ou, excepcionalmente, no local. O chamado pode ser por mensagens eletrônicas, chats, chamadas telefônicas, aplicativos.

Sim, fazemos demonstrações via Internet para qualquer instituição solicitante.

O cliente pode produzir seus próprios documentos digitais (arquivos doc, pdf, gif, tif, mdi) ou efetuar tratamento de imagens utilizando softwares existentes no mercado (DocReader, por exemplo). Esses arquivos podem ser associados ao Argonauta, que armazena o endereço (ou o objeto digital internamente) e o exibe, no momento da busca, empregando todos os recursos disponíveis nos softwares empregados. Qualquer cliente pode iniciar sua biblioteca virtual no momento da aquisição de qualquer produto da Família Argonauta.

Por se tratar de linha interativa e amigável, mas que respeita os padrões internacionais da Documentação, a Família Argonauta pode ser utilizada em instituições públicas ou privadas, de perfis variados, como Universidades, Escritórios de Advocacia, Empresas, Bibliotecas, Museus,, Arquivos ou CDIs. Mais de 100 unidades testaram e aprovaram o Sistema, que recebeu aprovação do Ministério da Educação e Cultura.

A Data Coop realiza treinamentos de 40 horas, via Internet, para turmas de até 20 (vinte) pessoas, utilizando seus próprios acervos.

Contato

cooperativadatacoop@gmail.com

(21) 98844-0564 | (21) 99814-0167


Selo - Somos o Cooperativismo no Brasil

© DATA COOP - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela: DINERB